Bissau, 16 - 05 - 2023
Dr. Roberto Vieira
Presidente do INE - GB
O DISCURSO DO DR. ROBERTO VIEIRA NA TOMADA DE POSSE COMO PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA
O DISCURSO DO DR. ROBERTO VIEIRA NA CERIMÓNIA DA APOSENTAÇÃO DOS FUNCIONARIOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA
A informação estatística oficial é um instrumento fundamental para reforço da identidade nacional, bem como para a formação de uma opinião pública informada numa base objetiva, dando um contributo para o reforço do exercício da cidadania e consequentemente do processo democrático.
Não cessa de aumentar a procura de informação estatística oficial nas sociedades modernas devido ao facto dos Governos tomarem a seu cargo cada vez mais o objetivo de assegurar o bem-estar dos cidadãos, avocando para tal uma multiplicidade de disposições de planeamento de natureza económica e social e no domínio da regulamentação,
que os obriga a dispor de uma base sólida de informação estatística oficial (quantitativa), sobre a qual possam fundamentar as suas políticas públicas e monitorizar a sua execução, bem como determinar o seu grau de eficácia (impacto). Assim os políticos, os gestores públicos e privados, os parceiros sociais, as instituições de caráter social com atividade no domínio do bem-estar da população, os investigadores, os estudantes, entre outros, não poderão cumprir as suas funções e realizar os seus objetivos se não dispuserem de informação estatística oficial adequada sobre as tendências dos problemas que pretendem resolver, bem como sobre o seu estado atual, que permitam perspetivar alicerçadamente a sua evolução futura, sem esquecer o cidadão comum que em medida crescente participa nas decisões coletivas sendo ao mesmo tempo sujeito delas.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de personalidade jurídica, autonomia técnica, administrativa e financeira, sendo o órgão executivo central do Sistema Estatístico Nacional (SEN) como definido na Lei n.º 6/2007, de 10 de Setembro, ao qual cabe a produção e difusão de informação estatística oficial de interesse geral para o País.
Para prossecução das suas atribuições compete ao INE, designadamente:
Responder em tempo oportuno às necessidades de informação dos utilizadores e promover a cultura estatística nacional.
Ser a principal referência estatística para o desenvolvimento nacional.
Utilizadores, Profissionalismo e Sinergias.
Exigências de mensuração da evolução dos níveis da pobreza, da economia, da produtividade que implicam uma vasta utilização de estatísticas para as quais o INE deve desempenhar um papel ativo. Deve-se ainda aperfeiçoar o quadro do planeamento estratégico, táctico e operacional do INE e o seu alinhamento com o quadro geral do sistema de planeamento público.
Fortalecer a capacidade de produção estatística ao nível das regiões e dos municípios que respondam a necessidades do processo de governação e desenvolvimento local, regional e nacional.
Racionalizar as funções de produção e difusão das estatísticas oficiais e evitar redundâncias.
Formar parcerias de modo a assegurar um financiamento apropriado para as atividades estatísticas face a um eventual cenário restritivo do Orçamento do Estado, tirando vantagens da abertura a fluxos adicionais de ajuda externa, desde que alinhados com as atividades e planos do Governo. Integrar nos programas e planos de atividade os principais compromissos internacionais de integração na sub-região continental, e na comunidade internacional.
Criar um quadro atraente de desenvolvimento, gestão e retenção dos seus quadros designadamente da massa critica. Desenhar ações de formação para o nível central e nível local para garantir as capacidades necessárias para a implementação do Plano Estratégico.
Tirar vantagens dos novos desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação, estabelecendo um quadro apropriado no qual estas impulsionem a produção, troca e disseminação das estatísticas de forma integrada e atempada nos níveis multi institucionais, nacional, regional e local.
No quadro geral do desenvolvimento socioeconómico do País os atuais normativos complementares da Lei do SEN mostram-se inadequados para responder os desafios que se apresentam no âmbito da necessidade da informação estatística. Pelo que proximamente proceder-se-á à revisão do quadro legal do SEN.
O INE está diligenciar junto do Governo dispor de instalações adequadas para o seu bom funcionamento. Melhorar as Estatísticas Económicas: Especificamente as relativas a dados empresariais, estabelecimento duma base de dados compreensiva e consolidada, e desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e disseminação de informação estatística mais efetiva
Melhorar as Estatísticas Sociais: Especificamente as relativas a redução da pobreza.
Quanto a Operações Censitárias: Está a decorrer a preparação do IV Recenseamento Geral da População e da Habitação que será realizado em 2023.
São os seguintes os fatores que para mim constituem simultaneamente desafios e constrangimentos que irei tomar em linha de conta no meu mandato:
O Presidente
Dr. Roberto Vieira
NOSSOS PARCEIROS
Instituto Nacional de Estatistica da Guiné-Bissau 1991-2020
© Todos os direitos reservados