O INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA, INE, tem o prazer de pôr a disposição dos agentes económicos, nomeadamente o Estado, as empresas e os consumidores, o Índice Nacional Harmonizado de Preços no Consumidor (INHPC), base 2014. Este Índice é harmonizado, com os outros países da UEMOA. Na Guiné-Bissau o atual Índice é calculado em quatro aglomerações ou grandes cidades do pais, a saber: Bissau, Gabu, Bafatá e Cacheu/Canchungo. O cabaz de compra abarca 655 produtos e mais de 1200 pontos de venda. Os ponderadores do índice provêm do inquérito as despesas e orçamento da família, realizado entre Março 2008 e Fevereiro 2009, atualizado em 2012, na sequência dos resultados do Inquérito Ligeiro de Avaliação da Pobreza, realizado durante três meses. O indice é publicado mensalmente, no dia 10 do mês seguinte.
O índice de preços no Consumidor (IPC), é um indicador que tem por finalidade medir a evolução dos preços no tempo de um conjunto de bens e serviços, considerado representativo da estrutura de consumo da população residente na cidade de Bissau, Gabu, Bafatá e Cacheu. O IHPC não é, desta forma, um indicador do nível do preço registado entre períodos diferentes, mas, antes um indicador da variação. A estrutura de consumo da atual série do IPC (2014=100) bem como os bens e serviços que constituem o cabaz do indicador foram inseridos com base no inquérito ao orçamento familiar realizado entre Março de 2008 e Fevereiro de 2009. O IHPC é classificado em doze classes de produtos.
O indicador de inflação subjacente utilizado neste destaque e compilado, excluindo os preços dos produtos alimentares não transformados e dos produtos energéticos do índice total. O objetivo principal de tais exclusões é de eliminar algumas das componentes mais expostas a choques temporários e apresentar, desta forma, um indicador de tendência da inflação. Os exemplos destes choques incluem, alterações das condições climatéricas e variações momentâneas na oferta de matérias-primas como, por exemplo, o petróleo e os seus derivados.
Índice Harmonizado de preços no Consumidor-IHPC, é um indicador de inflação mais apropriado para comparações entre os diferentes Países da União Económica Monetária Oeste Africana “UEMOA”. O seu desenvolvimento decorre da necessidade expressa no Tratado da UEMOA em relação aos critérios de convergência: Necessidade de medir a inflação numa base comparável em todos Estados Membros. Este indicador é, desde Janeiro 2003, utilizado pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental, BCEAO, como instrumento para aferir a Estabilidade dos Preços na União
O actual IHPC - (base 2014=100) é produzido e publicado em cada Estado Membro, de acordo com a metodologia desenvolvida por especialistas no domínio dos preços, no âmbito do grupo de trabalho da UEMOA e Observatório Económico e Estatístico da Africa Subsahariana (AFRISTAT).
Instituto Nacional de Estatistica da Guiné-Bissau 1991-2020
© Todos os direitos reservados